Planning vs Refinamento

Octavio Turra
3 min readApr 1, 2020

--

Novamente, vou falar um pouco da minha experiência, ok? E se você não achar legal, tudo bem, dá um feedback… pega o que serve… descarta o que não serve… adultar oks?!

Problema

Meu time usa horas para fazer planning e ainda quer um refinamento…

Racional

Vou falar em termos práticos de processo tá:

  • Refinamento serve para fazer um check do que está no backlog, validando se as estórias estão prontas para sair codando
  • Planning serve para dimensionar as estórias e se comprometer com um conjunto que você ache que dá pra entregar até o fim da sprint

Se você faz um refinamento bem feito, você explorou com o time os critérios técnicos envolvidos, os desafios de negócio, bateu os stakeholders e etc. Provavelmente mexeu um pouco no código fonte e aquele dev mais chatinho ja fez aquela pergunta: "pra que estamos fazendo isso de novo se…"

Se você faz uma planning bem feita, você fechou um compromisso baseado na experiência do time e fez um pacto de entrega (tudo tem que ter um dono e um prazo, thx Inajá Nunes Azevedo). No final da planning você tem um objetivo praquela sprint, você tem um sprint backlog.

O que significa que, se você planejou sem refinar, provavelmente o time dimensionou mal.

Se você não refinou, você provavelmente nem tem todos os dados e conteúdos necessários para planejar, então você tá dando de louco. Aquele desenho do fluxo faltou, faltou bater naquela API que o parceiro que jura que tá funcionado, faltou falar com o cara do marketing que aquilo vai subir em teste A/B e pior, faltou o UX dizer que não vai mais ficar brincando de artista na telinha!!!

Lembra que, a pegada é cumprir o combinado (tnx Julio Duram).

Não dá pra combinar se não sabe o que tá fazendo!!!

Proposta

Liste o que é importante ter na estória para ela ficar pronta para desenvolvimento antes (definition of ready) e faça o check do DoR no refinamento. Não tenha medo de se aprofundar tecnicamente, chamar aquele stakeholder para explicar para o dev chatinho o motivo de estarmos fazendo aquilo de novo, de novo e de novo e não tenha medo de validar cada tela com o UX.

Pega um tempo com o time que vai codar e levanta com eles o DoR, pq na real, se não é você que vai codar, bom… quem tem que dizer o que precisa ou não pra começar não é você…

Com isso, dimensionar as estórias e avaliar se elas cabem na janela de tempo fica mais palpável.

Na planning, use a pontuação para a galera discutir tamanho e se aprofundar emocionalmente no negócio, pois no final, qualquer tamanho não importa, o que importa é entregar o que prometeu.

O bonito do scrum é ter um prazo só: a sprint. Isso significa que pontuar, dimensionar, etc, não é dar prazo, é sobre compromisso.

Imagine que a planning é o ritual em que você vai cortar a sua mão com a faca de osso e jogar o sangue na tijela, para sacrificar uma cabra prometendo para o DEUS DO ÁGIL que você vai fazer aquela entrega (não faça isso ok, não sacrifique animais…).

Portanto, só ponha seu bumbunzinho na reta se você estiver ciente do que está fazendo!!!

Conclusão

Enfim, refinamento verifica se o backlog está pronto pra ser desenvolvido e planning fecha o compromisso com a entrega de um pacote na sprint.

Era só isso mesmo… fica aí a visão… se tiver um especialista disso ou mais material, me dá um toque… Tamo só passando aí a ideologia e difundindo as experiências.

--

--

Octavio Turra
Octavio Turra

Written by Octavio Turra

Gerente de tecnologia no @guiabolso, desenvolvedor, brucutu e gambiarreiro de primeira!

Responses (1)